O elevador, seja de uma empresa, fábrica ou condomínio residencial, deve estar sempre com uma boa estética e em ótimo estado de conservação, a fim de passar ao usuário mais conforto e confiança.
Com o passar do tempo, o equipamento sofre um desgaste natural por conta do uso frequente.
Desse modo, a diferença entre realizar uma modernização de elevador e apenas uma reposição de peças fica bem evidente, já que muitas pessoas confundem uma ação com a outra.
Em suma, a modernização dos elevadores envolve mais aspectos do que apenas alguns ajustes corretivos, pois trata-se de uma restauração completa, que envolve tanto os aspectos técnicos quanto estéticos.
Como saber que está na hora de modernizar os elevadores?
Os elevadores são aparelhos elétricos e mecânicos e, assim como qualquer outro, precisa ser reparado ou até mesmo substituído completamente.
Por lei, após 25 anos, a manutenção regular não é mais suficiente. Como as peças se desgastam conforme a utilização, o cliente pode estar pagando mais para realizar reparos.
Além disso, pode ser mais difícil encontrar peças de reposição para um elevador antigo, por estar fora do mercado.
O antigo elevador do seu prédio pode não atender aos mais recentes regulamentos de segurança e acessibilidade, por exemplo.
Desse modo, ao invés de ser um apoio ele acabará se tornando difícil de utilizar por pessoas idosas, pessoas com deficiências motoras e até mesmo para transporte de carga.
Além disso, um elevador antigo, apertado e pouco atraente diminui a valorização do seu imóvel.
Existem alguns indícios que avisam quando é hora de realizar a modernização do elevador, dentre eles:
- Consome muita energia elétrica;
- Faltam sistemas de segurança mais atualizados e robustos;
- Equipamento começa a dar muitos problemas, com trocas cada vez mais frequentes de peças;
- Os elevadores não têm proteção contra oscilações de energia;
- Tem falhas e interrupções de serviço cada vez mais constantes;
- Apresenta desníveis entre o andar e a cabina;
- Não existe acessibilidade nos elevadores;
- Emite barulhos mais altos e constantes que o usual.
É importante ressaltar que, mesmo os elevadores mais novos e com menos tempo de uso, podem apresentar problemas frequentes, devido a fase inicial de acomodação do aparelho.
Quanto custa a modernização de elevadores?
A modernização de elevadores é a melhor opção para qualquer estabelecimento que precisa manter a segurança dos seus usuários. Se você está considerando modernizar o elevador de seu edifício, é importante saber quanto custa para que você possa tomar a melhor decisão.
O valor varia conforme cada caso, mas geralmente, você pode esperar que a modernização custe entre 5 mil e 15 mil reais. Além do preço, você deve considerar outros fatores que influenciam no custo final, como a qualidade dos componentes e os serviços necessários para a insptalação.
Escolher componentes de qualidade é fundamental para que o seu elevador tenha uma vida útil mais longa e traga mais segurança aos usuários. Em suma, a modernização é um investimento importante para qualquer edifício e estar preparado para o custo é parte do processo de tomada de decisão.
Vantagens em realizar a modernização de elevador
É importante encarar a modernização como um investimento, já que traz diversas vantagens tanto para as pessoas que os utilizam quanto para o próprio condomínio. Observe algumas dessas vantagens na tabela a baixo.
Ponto Principal | Descrição |
---|---|
Atualização Tecnológica | Consiste em atualizar os componentes e sistemas do elevador para tecnologias mais modernas, como controle de chamadas inteligente, sistemas de comunicação avançados, painéis de controle touchscreen, e sensores de segurança mais precisos e eficientes. |
Eficiência Energética | Visa melhorar a eficiência energética do elevador, reduzindo o consumo de energia por meio de tecnologias como iluminação LED, sistemas de regeneração de energia, motores de baixo consumo, e algoritmos de otimização de trajetória. |
Acessibilidade | Envolve a implementação de recursos que tornam o elevador acessível a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, como botões em Braille, sinalização sonora, pisos táteis, e dimensões adequadas para a entrada de cadeiras de rodas. |
Segurança | Compreende a instalação de sistemas de segurança avançados, como sensores de sobrecarga, detecção de obstrução, dispositivos antipânico, travas de portas eletrônicas, e sistemas de comunicação de emergência para garantir a segurança dos passageiros. |
Estética | Refere-se a atualização do design e acabamento do elevador, incluindo a renovação do interior da cabine, instalação de materiais modernos, como aço inoxidável e vidro, e opções de personalização para atender às preferências estéticas do cliente. |
Conectividade | Envolve a integração do elevador em um sistema de gerenciamento centralizado, permitindo monitoramento remoto, análise de dados em tempo real, diagnóstico de problemas, e recursos avançados de manutenção preditiva para maximizar a disponibilidade do elevador. |
Esses são apenas alguns dos pontos principais da modernização de elevadores, e cada um deles traz benefícios significativos em termos de eficiência, segurança e experiência do usuário. Cabe aos proprietários e gerentes de edifícios avaliar suas necessidades específicas e escolher os aspectos de modernização que melhor atendam às suas demandas e consultar um especialista para avaliar as necessidades específicas de cada caso.